A Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) tem o hábito de estimular e jogar o ânimo dos autores sempre pra cima, premiando-os exclusivamente pelo valor de suas obras, além de não lhes cobrar quaisquer taxas, emitindo assim forte e tangível sinal de respeito aos seus homenageados, que aplicaram talento e empenho na difícil (e muitas vezes desprestigiada) produção e edição de livros.
Meu muito obrigado à Diretoria e a Todos os Membros da Iluminada ALTO, que me contemplaram com "Medalha e Diploma" em comemoração aos 20 ANOS da laboriosa Instituição Cultural, proporcionando-me momento de profunda alegria e emoção, que me trouxe à memória os versos da canção popular: "Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou, com uma carta na mão..."
 
 
 
 
Elisa Augusta de Andrade Farina (professora, filósofa, presidente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO), à esquerda, repassou nossos livros "Jenipapo no ponto" e "Menos olhos, menos chuva & Grãos de loucura" às mãos da Sra. Munira Molaib, secretária de Cultura da cidade de Teófilo Otoni - MG.
 
 
 
*Eline Elaine da Silva (ao centro), residente em Simonésia, fez entrega de livros de minha autoria ("Menos olhos, menos chuva & Grãos de loucura" e "Jenipapo no ponto") à Biblioteca Municipal de Manhuaçu.
 
 
 
 
 
 

 
A MORTE DE DODILA: O HOMEM QUE COBROU ESCANTEIO, CORREU E MARCOU HISTÓRICO GOL DE CABEÇA.
Meu amigo "DODILA" faleceu neste 4 de janeiro de 2023. Na realidade, ele se fez amigo da minha família, pois trabalhou durante muitos anos como servente do saudoso pedreiro "GRINGA", que construiu casas para minha mãe BETTY e fez questão de fazer o túmulo que lhe guarda o corpo, em Santo Antônio do Monte.
DODILA foi meu companheiro de futebol nos tempos gloriosos de Flamengo santo-antoniense. Naquela época, durante um treino comandado pelo afável e saudoso "Luizinho Sapateiro", DODILA bateu um escanteio, veio um vento forte formando um redemoinho, e a bola ficou suspensa no ar, rodando e rodando... DODILA então correu pra área, a bola desceu e ele mesmo cabeceou a bola para as redes.
Luizinho com o apito na mão; incrédulo, esperou alguns segundos para decidir. Afinal, era a primeira vez no mundo do futebol que um jogador cobrava escanteio e (ele próprio) corria para área e, num segundo toque, marcava o gol: meio confuso, não teve o que fazer diante do inaudito lance: confirmou o gol histórico.
DODILA ganhou fama no folclore da cidade e junto com seus fiéis companheiros de Flamengo, GRINGA e BABÃO, agregou-se ao famoso trio de diretores do clube: José Carlos Gontijo, José Abdão e Luizinho Sapateiro, que em canto popular assim eram reverenciados: GRINGA, DODILA e BABÃO; ZÉ CARECA, LUIZINHO e BDÃO.
 

Boa tarde aqui é o filho do dodila quero te agradecer de coração o relato que vc fez sobre meu pai poucos lembram da reportagem no globo esporte mas hoje vc fez isso tornar ele uma lenda nunca mais será esquecida nossa senhora te abençoe cada passo sua vida.


 

O poeta e trovador GABRIEL BICALHO, residente em Mariana/MG, escreveu versos alicerçados em trecho do romance "Jardim de corpos".

 

 

NA LAGOA DO NADO
Os meus melhores amigos me vieram pelas mãos da literatura, como é o caso do advogado e músico Ronaldo José Lauria, que neste 27/11/2022 encontrou livros de minha autoria na LAGOA DO NADO (Belo Horizonte) e, com alegria, fez questão de registrar e me enviar a imagem.
 
 
 
No ano de 1977, o poeta BUENO DE RIVERA prefaciou o meu segundo livro "Leite e Lua". Naquela oportunidade, o famoso e aclamado RIVERA me aconselhou a trabalhar na lapidação do meu exercício da arte da palavra escrita, pois se eu não o fizesse estaria condenado a publicar no máximo mais um ou dois livros, caindo no desânimo pela imobilidade e mesmice de minha escrita.
Dessa forma, fiquei sem publicar durante dez anos. Ou seja, passei dez anos à procura de um estilo que fosse minimamente meu e, ao mesmo tempo, descobrindo que o melhor conselheiro do escritor é a lata de lixo.
Quando no ano de 1987 lancei o livro "CIO DE VENTO", Bueno de Rivera já havia partido deste planeta Terra (faleceu em 1982). Contudo agora, ao preparar o lançamento de meu 26º e derradeiro livro intitulado "100 TEMPO", evento que acontecerá daqui a 18 meses, cuidei de homenagear meu sincero conselheiro com um poema na página final: TEMPO DE RIVERA.

 
clique para ampliar:
 
 
O amigo Robson Gurgel (psicólogo e poeta residente em Contagem) cuidou de repassar exemplares dos livros "Menos olhos, menos chuva & Grãos de loucura" e "Jenipapo no ponto" à sua prima Evanda Braga, que por sua vez os fez chegar à Biblioteca Pública de Belo Vale/MG.
* (Na foto, as servidoras da biblioteca: Eunice, Rafaela e Meire).
 
 
 
O JORNAL CONEXÃO registrou o lançamento de nossos livros "Menos olhos, menos chuva & Grãos de loucura" e "Jenipapo no ponto", que foi realizado em Lagoa da Prata, no dia 23 de junho de 2022, no "Tropicália Gastrobar", sob organização da professora Alexandra Gomes e da diretora da Revista Official Chic, Mônica Garcia.
(O texto do "Conexão" é do poeta José Eustáquio de Moraes).
 
 
 
 

20 exemplares do livro "MENOS OLHOS, MENOS CHUVA & GRÃOS DE LOUCURA" e do romance "JENIPAPO NO PONTO" chegaram à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que os distribuiu às suas nove bibliotecas afiliadas.

 

 

 

 

No mês de maio/2022, o psicólogo e poeta Robson Gurgel, num gesto de apreço por nosso trabalho poético-literário, encontrou um jeito de fazer o livro MENOS OLHOS, MENOS CHUVA & GRÃOS DE LOUCURA e o romance JENIPAPO NO PONTO chegarem às mãos do grande jogador TOSTÃO (Eduardo Gonçalves de Andrade), hoje médico e respeitado cronista esportivo.
 
 
 
 
 
O lançamento duplo envolvendo os livros "MENOS OLHOS, MENOS CHUVA & GRÃOS DE LOUCURA" e o romance "JENIPAPO NO PONTO" alcançou enorme sucesso de público tanto em Santo Antônio do Monte (dia 28 de abril) quanto em Belo Horizonte (dia 7 de maio de 2022).
Em SAMONTE, o lançamento se deu no Restaurante Casarão, onde Fernando Gonçalves (o professor Fernandinho) conseguiu-nos a brilhante participação da Banda Alternativa e, juntamente, com o Luís Antônio Bolina, ajudou-nos na distribuição de convites cidade afora. A colunista Sônia Veneroso divulgou no Jornal Gazeta Montense; meu irmão Marcilio transportou os livros até o Casarão e o ilustrador Júlio César compôs a mesa de recepção aos convidados, ao lado de Maria Luisa Cabral.
Muitas das fotos e vídeos que estão em nosso site, registrando o lançamento em SAMONTE, são de autoria de Mônica Garcia, diretora da Revista Official Chic, e de minha afilhada Paula Nina.
Em Belo Horizonte, contamos com o apoio do casal amigo Wedisson L Silva e Luciana Sampaio Moreira, que viabilizou o local para a realização do evento (Restaurante MR. CRAB, do Chef Matusalem Gonzaga) e levou nossos livros às mãos do presidente Lula - com foto e tudo; o casal Robson Gurgel e Maria Da Penha Pimenta arrebanhou grande número de professores e sinceros apreciadores de literatura; o poeta Giuseppe da Costa também saiu em busca de leitores, trazendo-nos poetas e escritores; o ilustrador e escritor Valdeci Almeida (Icedlav Adiemla), que emprestou-nos o seu talento gratuitamente, também cuidou de nos granjear presenças; enquanto Mário Antonio nos contemplou com o patrocínio de fotógrafo profissional (Anderson Alves - PHOTOSCON), para cobrir o concorrido evento em BH.
No mais, agradecemos a todos que nos premiaram com o caloroso e indispensável prestígio de sua presença. Muita gente presenteou a mim e à Nina pela passagem de nossos aniversários e comemoração de 43 anos de casados.
Verdadeiramente falando, faltam-nos palavras para estender neste texto a dimensão de nossa imensurável gratidão e incontida emoção diante de tanta demonstração de carinho, apreço e consideração no tocante ao nosso trabalho poético-literário iniciado em 1977, quando publicamos o nosso primeiro livro.
 
 
 
 

Através do poeta e psicólogo Robson Gurgel, os nossos livros chegaram à Biblioteca Pública Municipal de Contagem Dr. Edson Diniz. O livro "MENOS OLHOS, MENOS CHUVA & GRÃOS DE LOUCURA" e o romance "JENIPAPO NO PONTO" chegaram também ao "Igor do Ônibus", da Campanha Livros nas Praças de Contagem.

 

 

 

ANÁLISE DOS LIVROS "MENOS OLHOS, MENOS CHUVA & GRÃOS DE LOUCURA" e do romance "JENIPAPO NO PONTO", pelo jornalista e escritor ARIOSTO DA SILVEIRA.

 

 

Toda a nossa obra poético-literária, para uso expressamente educacional, encontra-se a partir de agora coligada à Biblioteca Virtual Comunitária do Colégio Agostiniano São José (São José do Rio Preto/SP), por intermédio de acesso ao site www.bibliotecajrp.com, que em contrapartida se transforma em ferramenta de propagação de nossos 25 livros, postados desde 5 de junho de 2005 em nosso endereço virtual: www.carlosluciogontijo.jor.br.

 

 

 

A poeta Efigênia Coutinho Mallemont, residente em Camboriú/SC, que já levou à Biblioteca "Brooklyn Public Library" de Nova York o nosso romance "Quando a vez é do mar", cuidou de ali também registrar, em abril de 2021, o nosso romance "Desmemória de horizonte" e o livro "Bodas de bule - Café sem pó".
No romance "Jenipapo no ponto" imprimimos publicamente a nossa gratidão e agradecimento à poeta Efigênia Coutinho Mallemont.
 
 
 
 

Preciosos presentes neste dia em que tento soprar umas velinhas (são tantas que até perdi o número): livros enviados pelo ilustre autor, meu amigo Carlos Lúcio Gontijo. Fiquei tão emocionado que quase pifo de vez...Sempre fui muito sensível. Agradeço ao ex-companheiro de jornadas jornalísticas, hoje um escritor dos mais completos do País.

Assim escreveu o jornalista José Carlos Alexandre: "Recebi livros de Carlos Lúcio Gontijo e fiquei muito emocionado. Agradeço ao ex-companheiro de jornadas jornalísticas, que hoje é um dos escritores mais completos do País".

 

 

 

No dia 14 de dezembro de 2021, recebemos diploma de HONRA AO MÉRITO da Revista "Official Chic", conceituada entidade de eventos e jornalismo da cidade de Lagoa da Prata/MG, que tem em sua direção a idealista ativista cultural Mônica Garcia.

 

 

 

Enviando dois livros à gráfica, que serão lançados em abril de 2022, quando comemoraremos 70 anos e chegaremos à marca de 25 títulos.
No dia 27 de novembro de 2021 (fotos), recebemos via correios algumas honrarias/premiações da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSP), da Associação Internacional de Escritores e Artistas (LITERARTE) e da Editora Mágico de Oz, entidades culturais irmãs que promovem vários eventos e fomentam a cultura Brasil afora, semeando luz, incentivo e esperança no chão árduo da caminhada de muitos autores.
 
 
     
 
   
 
Clique nas imagens para ampliar!
 
 
 
 
 

O "DIPLOMA AMIGO DA GUARDA CIVIL DE CONTAGEM" foi concedido no dia 8 de outubro de 2021, alicerçado em nossas constantes doações de exemplares de livros de nossa autoria.

 

 

 

 

 

EM MENSAGEM ENVIADA NO DIA 30 DE AGOSTO DE 2021, MINHA PRIMEIRA PROFESSORA CLÉLIA SOUTO (TAMBÉM POETA E ESCRITORA) ME PREMIOU COM PALAVRAS DE AFETO E RECONHECIMENTO, QUE VALEM MAIS QUE DIPLOMAS, MEDALHAS, PLACAS E TROFÉUS. 

  

 

 

 

A "LITERARTE" INSERIU O NOME DE CARLOS LÚCIO GONTIJO NA "GALERIA DOS IMORTAIS", CONSTITUÍDA POR MURAL COMPOSTO POR 500 AZULEJOS E 500 FRASES (OU POEMAS) DE 500 AUTORES E ARTISTAS BRASILEIROS.

 

 

 

 

EM SOLENIDADE REALIZADA NO MÊS DE SETEMBRO DE 2021, Carlos Lúcio Gontijo recebeu da EDITORA MÁGICO DE OZ a "Medalha Escritor Mágico". O processo de escolha se iniciou com 800 indicados, depois ficaram 132 selecionados e, finalmente 20, dos quais extraíram-se os dez autores premiados com a primeira edição da MEDALHA   ESCRITOR MÁGICO.

 

 

 

 

EM SETEMBRO DE 2021, CARLOS LÚCIO GONTIJO SE TORNOU ACADÊMICO DA ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA - RJ (ALSPA).

 

 

 

 É  "Destaque Literário 2021" pela Editora Mágico de Oz, ano em que recebeu a "Medalha Escritor Mágico", também da Editora Mágico de Oz.

 

 

 

Caro confrade.
Gostei muito do "Desmemória de Horizonte", pelo que o felicito e lhe agradeço.
Fico imaginando quantas pessoas mais se deliciaram e quantas outras ainda vão se deleitar com o romance que é uma poesia só.
A narrativa é leve, envolvente; a trama lembra aquelas toalhas de renda do Ceará que se fazem perfeitamente para resultar um todo tecido lindo no final.
Li um autor que se autoriza na criatividade, voa viagem, nas asas seguras do bom português.
Chorei em vários momentos diante de personagens tão reais, suas atitudes e suas falas.
E acho que, para além do escritor, conheci mais do que pensa e do que sente o amigo diante das alegrias e das dores dessa vida.
Abraço.
Alberto Pedigão
Jornalista e poeta
Fortaleza – CE
14/01/2021.

 

 

 

Querido amigo, Carlos Lúcio!
Com um grande atraso (que deselegância!!!), agradeço sua gentileza, que se repete todo final de ano, de forma tão criativa e surpreendente, deixando-me acariciada e alegre com suas palavras leves, tocantes, que levam a refletir sobre a importância da amizade, da esperança, dos sentimentos puros e desinteressados...
Muito bom me sentir lembrada por você!
Muito bom saber que continuo em sua AGENDA! Muito bom ter em mãos uma nova obra sua, trazendo-me boas memórias de anos que estão tão distantes!
Minha atual agenda (virtual) não pôde registrar muitos amigos da “agenda do coração”, pois da mesma forma que os personagens de sua obra, não tenho endereço nem telefone de muitos dos amigos da escola! Que pena!
Mas tenho um caderno de 1957, quando cursava o 4º ano, no Grupo Escolar Amâncio Bernardes, aluna de D. Stela Morato. Nele, poesias, desenhos, mensagens , “recordações”, como falávamos, de colegas e professores!
Tenho também várias folhas (encadernadas por turmas), do último ano (1972) em que atuei como professora na Escola de D. Maria e uma dessas folhas foi escrita por você, que dava seus primeiros passos literários! (Veja ilustração no final).
Tenho o privilégio de conhecer seus escritos há um bom tempo!
Tenho o privilégio de ter prefaciado sua obra: “Jardim de Corpos”!
Tenho o privilégio de, embora distante, continuar lendo seus romances e até mesmo receber seu último e tão poético livro “Agenda”, com o qual me encantei! Parabenizo você pela obra; parabenizo Júlio César Campos pelas ilustrações; parabenizo Nina, não somente pela revisão, mas pelo contínuo apoio e incentivo ao seu lindo trabalho!
Que em 2️⃣0️⃣2️⃣1️⃣, você possa continuar fazendo o que mais gosta: escrever, criar, encantar, ensinar e motivar as pessoas a construírem um mundo melhor!
Abraços, com carinho,
Ângela Mesquita

 

 

 

 

DA "EDITORA MÁGICO DE OZ"
Em dezembro de 2020 recebemos honroso reconhecimento da "Editora Mágico de Oz" pelo conjunto de nossa obra no âmbito da poesia e da literatura, iniciada com o lançamento do primeiro livro em 1977. De lá pra cá, somamos 25 títulos.
 
 
 
 
 

NO DIA 25 DE NOVEMBRO RECEBEMOS DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS (LITERARTE)
O "PRÊMIO MELHORES DO ANO 2020".
A importante premiação cultural da Associação Internacional de Escritores e Artistas consiste em inserção de artigo de nossa autoria na ANTOLOGIA PRÊMIO MELHORES DO ANO 2020 (da página 62 à página 69), "Certificado de Homenagem, Honra e Valor" e "Medalha Cecília Meireles – Prêmio Literarte 2020".

 

 

 

RECEBEMOS (NO MÊS DE OUTUBRO DE 2020) diploma, "Medalha Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho" e publicação de nossa crônica "O poema que anda", na "ANTOLOGIA LITERATOS – VOLUME I".

 

 

 

Setembro de 2020. 

Participamos da "ANTOLOGIA FERNANDO PESSOA E CONVIDADOS", editada pela "Mágico de Oz – Empreendimentos Editoriais", recebendo diploma e "Medalha Fernando Pessoa de Honra ao Mérito", numa grande promoção cultural que envolveu 64 autores das mais variadas localidades do Brasil e Portugal.

 

 

 

A "Academia de Letras de Teófilo Otoni" (ALTO) nos premiou com diploma, Medalha Gonzaga de Carvalho e publicação de nosso artigo "Poema que anda" na ANTOLOGIA LITERATOS/2020.

 

 

 

NO DIA PRIMEIRO DE OUTUBRO DE 2020, O NOSSO LIVRO INFANTIL "AGENDA" FOI UTILIZADO NOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELO CEMAP (CENTRO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO) DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE/MG.

 

 

No ano de 2020, mesmo sob os efeitos nocivos do coronavírus, lançamos o livro infantil "AGENDA" e escrevemos dois outros títulos, que serão apresentados ao público em abril de 2022, quando comemoraremos 70 anos, sendo 45 deles dedicados à literatura, desde o lançamento do primeiro livro em 1977.

 

 

 

Agradecemos à LITERARTE pelo honroso convite e aprovação de premiação, num reconhecimento ao meu trabalho idealista no mundo da literatura e da poesia, que me vem em um ano (2020) de grave pandemia, levando prejuízo a todos os setores da economia, em especial à CULTURA, que já vinha enfrentando desestímulo e perseguição dos governantes, culminando agora com a ameaça de TAXAÇÃO DE LIVROS.
Entretanto, apesar de todas as dificuldades, lançamos o livro infantil AGENDA em março (à espera do fim da pandemia para divulgação mais efetiva); temos uma obra – composta por mais de 100 poemas e uma novela – nas mãos do cartunista Júlio César Campos, para ilustração; e terminamos (no dia de hoje) o romance "Jenipapo no ponto" (meu 25º livro).

 

 

 

 

  

 

LIVROS DE NOSSA AUTORIA NAS ESTANTES
DA BIBLIOTECA DAS REVISTAS “EISFLUÊNCIAS” E “FÉNIX", EM PORTUGAL.
http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Biblioteca/CV-BIBIOTECA-02.htm

   FÉNIX
Coletânea Literária – Transcrição de silêncios

 

 

 

NO DIA 30 DE ABRIL DE 2020, José Nunes (doutorando em Direito pela Universidade de Brasília) premiou-nos com a publicação de entrevista realizada conosco em seu espaço virtual –comoeuescrevo.com –, no qual ele focaliza os escritores e a forma de escrever de cada um.
O idealista projeto "COMO EU ESCREVO", de JOSÉ NUNES, tem por objetivo (e esperança) delinear horizontes de inspiração e, ao mesmo tempo, levar os que escrevem a refletir sobre o seu próprio processo criativo.

https://comoeuescrevo.com/carlos-lucio-gontijo/

 

Clique na imagem acima, para acessar o site COMO EU ESCREVO e ler a matéria completa! 

 

 

No dia 06 de março de 2020, recebemos da Associação Internacional de Escritores (LITERARTE), durante a “Feira do Livro Double", em São Pedro da Aldeia, o PRÊMIO CIDADE SÃO PEDRO DA ALDEIA DE LITERATURA e a COMENDA DESEMBARGADORA LUISLINDA VALOIS.

 

    

 

 

 

Sônia Veneroso, que assina a prestigiada coluna PASSARELA do jornal "Gazeta Montese", sempre cuida de abrir espaço à divulgação do nosso trabalho no mundo da arte da palavra escrita, como ocorreu na edição do dia 19 de março de 2020.

 

 

 

 

A "ESCOLA MUNICIPAL AMÂNCIO BERNARDES" (de Santo Antônio do Monte) recebeu exemplares do nosso livro infantil AGENDA acompanhado do livreto "Agendinha" e, em contrapartida, abasteceu-nos com o combustível da gratidão e reconhecimento.

 

 

Graças aos que nos honraram com sua atenção, nossa entrevista à "CONTAGEM TV" alcançou no dia de hoje (31 de janeiro de 2020) a marca de 4.000 visualizações.


Clique na imagem abaixo para ver o vídeo

 

 

A animação do nosso livro infantil DUDUCHA E O CD DE MORTADELA será apresentada em mostra de desenho animado em São Pedro da Adeia/RJ, com homenagem à nossa obra "poético-literária" (22 livros e duas segundas-edições): Prêmio Cidade São Pedro da Aldeia de Literatura; e Comenda Luislinda Valois, no dia 06 de março de 2020.

   

 

 

 

 

DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2019, meus 22 livros (outros dois nas mãos do parceiro cartunista Júlio César Campos) e cerca de 800 artigos e editoriais publicados em órgãos de imprensa (DIÁRIO DA TARDE, Diário de Minas/Jornal de Minas, Hoje em Dia, Tribuna de Mariana, O Trem Itabirano, Observatório da Imprensa) tomam assento na prestigiada ACADEMIA MINEIRA DE BELAS ARTES, sob a luz do site www.carlosluciogontijo.jor.br – com livre e total acesso aos casuais leitores.

 

 

 

 

(Lagoa da Prata/MG – 16/08/2019), pelo carinho do desprendimento, que agora umedece e dá esperança de florescimento às sementes de prosa e poesia que habitam o meu coração...
(*) Na noite de "Sarau no Stone Bar" a alegria fez a festa!
Foram recitados vários poemas, lindos! Eu escolhi dois:
Soneto de Fidelidade e este que, como diz o autor Carlos Lúcio Gontijo em seu livro "Bodas de bule – Café sem pó", veio direto dos varais da paixão.

Nos dias 06 e 07 de junho de 2019, a Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Monte, com o decisivo apoio da Secretaria de Educação, realizou o FLISAMONTE (Festival de Literatura), que teve como enfoque central a nossa obra no mundo das letras. O evento mobilizou toda a comunidade escolar santo-antoniense e foi fechado com o lançamento do livro “BODAS DE BULE – CAFÉ SEM PÓ”, em concorrida noite de autógrafo no tradicional Glória Clube.

 

 

 

No dia 26 de novembro de 2018, a amiga SÔNIA VENEROSO, professora, poetisa, colunista da prestigiada "Passarela" no Gazeta Montense, membro da Academia Santantoniense de Letras (ACADSAL) e, acima de tudo, ativista e incentivadora cultural de Santo Antônio do Monte, tomou a singela iniciativa de nos ofertar um diploma, ao qual recebemos com alegria e contentamento, pela prova de estima e consideração.

 

 

JAIR DUARTE PÊGO JUNIOR: "Sua participação... e seu discurso contundente e realista foram os pontos altos do evento! Obrigado por nos honrar com sua presença, caro jornalista e escritor CARLOS LÚCIO!"
(Foto: Wilson Colares da Costa, secretário-geral da Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO, e o confrade Jair Duarte Junior, à direita, durante a solenidade cultural realizada no dia 10/11/2018, na qual recebemos o TROFÉU ISAURA CAMINHAS, pelo conjunto de nossa obra poético-literária).

 

 

 

 

 

29/06/2018 - Todos a prestigiar o escritor mineiro, Carlos Lúcio Gontijo, que veio de Sto Antonio do Monte, interior mineiro, para nos prestigiar com seu 22º .

Clique aqui para ler a matéria completa no site "Portal Nova Contagem"

 

 

Uma honraria do mundo das letras  instituída pelo colunista itabirano Eustáquio Lúcio Félix, que nos foi concedida no dia 05/05/2018.

 



 

 

Ao lado de mil autores, com o poema SANGUE MONTENSE (uma sugestão da poetisa Bilá Bernardes Maria Angélica), estamos abrigados à página 307, no livro "Mil almas, mil obras", sob coordenação do poeta chileno Alfred Asis.
Para acessar o livro, clique em mundiales, libre para todo el mundo para imprimir. http://alfredasis.cl/ASIS_MILPOETAS.pdf

 

 

Numa cortesia do proprietário (Sandro), o estabelecimento comercial “Zap Delivery”, em Santo Antônio do Monte, ostenta em sua galeria de quadros o poema COPO DE CAMPARI.

 

 

Parafraseando Guimarães Rosa, digo: há passagens na vida que realmente amolecem o coração da gente! Ler (e sentir) as palavras do jornalista José Carlos Alexandre, honesto e competente profissional de Jornalismo, com jota maiúsculo, sobre o nosso lançamento mais recente (TEMPO IMPRESSO), foi um desses momentos raros, que fazem a vida lastreada em trabalho e dignidade valer a pena.
Obrigado, amigo José Carlos Alexandre, prefaciador do nosso livro "O menino dos olhos maduros", pela amizade, pelo apreço, pela consideração!

 

 

 

Na jornal O TEMPO, edição do dia 21 de agosto de 2016, página 17, o respeitado jornalista Ariosto da Silveira, que foi editor de Política do indelével "Diário da Tarde", nos brindou com artigo inteiramente dedicado ao livro TEMPO IMPRESSO.

 

 

À página 182, participamos da "Antologia MIL POEMAS A GONÇALVES DIAS", uma edição de cunho nacional sob organização de Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Dulcio Vaz.

Vol. I Antologia MIL POEMAS A GONÇALVES DIAS

 


http://pt.slideshare.net/elvandroburity/vol-i-antaologia-mil-poemas-a-gonalves-dias-antologia-mil-poemas
5 de out de 2013 - Patrícia Carlos de Sousa . ...... A Antologia Mil poemas para Gonçalves Dias é a quarta organizada nesse sentido, em ...... Carlos Lúcio Gontijo.

 

 

A idealista poetisa Rosimeire Leal da Motta Pieredda visitou nosso site e nos premiou com um e-book, editado segundo seu gosto poético:


Este e-book está disponível neste link http://www.rosimeiremotta.com.br/autores.htm
Endereço online do e-book http://www.rosimeiremotta.com.br/CarlosLucio.pdf

 

 

Pela segunda vez (a primeira foi em 2010) a revista "zaP", publicação editada em São Paulo, nos premia pela contribuição Social e Cultural pela Paz. Agora, cinco anos depois, a coordenadora da prestigiada revista "zaP!", a poetisa e jornalista ELIZABETH MISCIASCI, coloca-nos entre os CEM MAIS que no âmbito cultural exerceram, no ano de 2015, o seu trabalho com "Zelo, Amor e Paz".

"Zelo, Amor e Paz".http://www.eunanet.net/enn/revistaeunanet/premio-zap-2015/

 

 

No dia 26 de novembro de 2015 Carlos Lúcio Gontijo recebeu a Medalha do Mérito Cultural Professor Miguel Eugênio de Campos, que é concedida anualmente pela Associação dos Amigos do Centro de Memória de Santo Antônio do Monte, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo. (Veja fotos na “Galeria de fotos”).

  

 

 

Carlos Lúcio Gontijo é autor/colaborador da revista “FÉNIX’, uma publicação luso-brasileira voltada aos artistas da palavra escrita do mundo lusófono, sob direção dos poetas portugueses Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho.

 

 

Um dia Carlos Lúcio Gontijo recebeu por e-mail a solicitação para fazer versos destinados a uma cachaça denominada MARIA ANDANTE. Então fez este poema, que ainda existe e foi impresso na embalagem de uma cachaça que, por problemas industriais, não existe mais, apesar do grande sucesso alcançado junto aos consumidores.

 

 


PARTICIPAMOS DA “1ª FESTA DO LIVRO DE SABARÁ” – FLIS (QUE FOI REALIZADA ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE SETEMBRO DE 2015). 

Local: Solar Dona Sofia, Rua Pedro II, 722, centro, Sabará.

19:30hs – DIA 16 DE SETEMBRO: Lançamento coletivo de livros independentes com a presença de Carlos Lúcio Gontijo e os autores independentes Gilmar Dioli, Sávio Leite, Luiz Alves, Raquel Conrado, Ula de Freitas, Maria das Graças Oliveira, Róbson Ferreira, Maria Tereza Penna, Mauro Brandão, Instituto Histórico e Geográfico do Alto Rio das Velhas, Instituto Histórico e Geográfico do ciclo do Ouro, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

 

 


O FLANELINHA DA PALAVRA,
ARRUMA, LIMPA COM PRIMOR,
REAL, QUEM ESTE SITE ABRA,
TORNA-SE NOSSO SEGUIDOR!

Nelson Fontes Carvalho

  

GONTIJO, ESCRITOR COM VALOR

Muito grato pelas palavras, (exageradas) amigo!
Desejo-lhe muito, muito sucesso!

Para o verdadeiro sucesso,
Pergunte a si mesmo 4 questões:
Por que? Por que não?
Por que não eu? Por que não agora (?)

Sucesso é a soma de pequenos esforços,
Repetidos os tempo todo (?)

O trabalhador, o pensador e o generoso
Sempre vão em frente.
Este é o caminho certo para o sucesso. (?)

Ilustre Gontijoda minha “Cabine 33”,
Venho também prestar-lhe sincero meu preito,
Pelos líricos poemas qu’escreve, talvez
Dos melhores que neste portal leio, satisfeito!

“O Ser Poetizado”...por todo lado é, altivez,
Isso dizem “eles”; eu tenho melhor conceito,
Este belo poeta, escritor em tão bom português,
Pelas “Partes Femininas”...é, claro o eleito!

Carlos Lucio Gontijo, é deveras escritor,
Conheço sete romances principais do autor,
Sete jóias qu’esmiuçam, definem seu perfil....

É um “Contador de Formigas” e, muito mais,
Em amor, saudade, amizade, é dos geniais,
Que tanto orgulha, a AVSPE, como o seu Brasil!

O romance “Lógica das Borboletas” tem recheio,
Parábola onde Gontijo revela seu talento,
Como bardo já era seu velho Fã, bom elemento,
Agora como escritor mereces meu galanteio!”

Já o “Menino d’Olhos Maduros” diz, com tento,
--Meu amigo Gontijo, és no nosso meio,
Nos meus olhos já maduros, sumidade em cheio,
Nem só os infantes, vêm teu alto pensamento!

Eu assino o que dizem esses meninos justos,
São de classe romances, poemas, sempre augustos,
Talvez muito mais, real, iletrado não conheça...

Talvez seja parábola! Paradoxo esse ecletismo,
Caro Gontijo, pergunto: com ar de humorismo:
Seja mais astro co’a “Virgem Santa Sem Cabeça”

Nelson Fontes Carvalho
== NELFONCAR ==
AMORA == Belverde
PORTUGAL

 

 


No ano passado (2013), quando Belo Horizonte fez 116 anos, o poema MINHA BH INTERIOR foi usado na comemoração pela Associação de Agências de Viagem (ABAV), fato que muito auxiliou em sua divulgação. O estabelecimento comercial "Espeto e Prosa", em BH, também o inseriu em um grande painel permanente, no qual se acham expostas muitas fotos antigas da capital mineira e, agora, quando Belo Horizonte, no dia 12 de dezembro de 2014, comemorou 117 anos, a RÁDIO ITATIAIA, por intermédio da bela voz do radialista JOSÉ LINO (programa “Rádio Vivo”), lançou mão do poema MINHA BH INTERIOR, para homenagear a capital de todos os mineiros.

 

 

Carlos Lúcio Gontijo participou da Pré-Bienal do Livro de Divinópolis em 02 de novembro de 2014.

 

 

 

Hoje o livro “Nós da Poesia: vozes da rua” chega a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da All Print Editora. A escritora France Gripp, uma das autoras da antologia representará o grupo. Poetas podem participar do sarau no estande hoje de 17h às 19h desta sexta, 22 de agosto. Rua H nº 370. O livro estará a venda durante toda a bienal por R$ 20,00.

"Este é o quarto livro da série Nós da Poesia, compostos em harmonia expressa no multiculturalismo de seus participantes. Cada poeta com sua peculiaridade deixa a sua marca e compõe assim este coletivo.
Este ano de 2014, nesta edição especial, trazemos o tema: "vozes da rua". Recebemos a participação de poetas de várias partes do Brasil e de outros países. Lembramos os 50 anos do golpe militar que implantou a ditadura no país e fazemos um paralelo com as lutas por uma democracia que ainda está em processo. Trazemos textos em homenagem aos que lutam por liberdade e direitos. Temos ainda os destaques: indígenas e "Criança não é Brinquedo" com dizeres poéticos de alunos do Projeto Reconstruir, poesias do projeto Aspectos Urbanos, da artista Iara Abreu que nos prestigiou mais uma vez com a ilustração da capa e fotos de fotógrafos ativistas com seus registros de manifestações (vozes das ruas). Que esta publicação seja como um eco a ressoar as vozes de todos os que integram esta obra!" 
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina (Imel) e organizadora da antologia Nós da Poesia.

Participam do livro Nós da Poesia poetas, jornalistas,escritores, artistas plásticos, designers e fotógrafos:

Nós da Poesia: vozes da rua:

Capa:

Arte final: Beto Ferris

Ilustração: Iara Abreu

Contracapa:
Foto Lidyane Ponciano

Poema Fabrício Marques

Comissão editorial

Brenda Marques Pena

Rosângela Ferris

Iara Abreu

Prefácio

Helen Novais

Homenagens

Dalva Silveira

Carlos Lúcio Gontijo


Autores (poetas):

Alexandre Miguel da Silva, Andréa de Azevedo Milanez, Antônio Montes, Avelin Rosana, Bernardo Rodrigues da Silva, Brenda Mar(que)s Pena, Carla Oliveira, Cris Estevão, Daniel de Cullá, Else Dorotéa Lopes, Euler Campos, France Gripp, Francirene Machado, Gilson Moura Castro,
Guido Campos, Helenice Maria Rocha, João Manoel Lourenço, Luana Maria Cavalcanti Bispo,
Lúcio Toscano Lobo Vitor, Luiz Otávio Oliani, Márcia Wayna Kambeba, Marcão Aborígini, Márcio José Fazenda de Souza, Maria Gabriela Saldanha Nunes, Nivaldo Francisco de Miranda, Olga Valeska, Paulo José de Oliveira (PAJO), Paulo de Tárcio Andrade Nogueira, Paulo Sacaldassy, Pedro Du Bois, Pilar Rodriguez Aranda, Raimon Alves, Rosangela Ferris, Shirley Otoni Neiva Prata, Vicente Ferrer Lima Júnior, Zé Abreu (José Gouveia Abreu).

Autores (fotógrafos):

Lidyane Ponciano, Iara Abreu, Brenda Mars e Nelson Pombo Jr.

Clique a confira a mensagem no blog Imersao Latina.

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), com sede em Mariana/MG, nos outorgou diploma e medalha por nossa participação no LIVRO I DA ALACIB, lançado no dia 29 de março de 2014.

 

O poema MINHA BH INTERIOR foi escolhido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGEM (ABAV-MG) para compor peça publicitária comemorativa dos 116 anos de Belo Horizonte. 



A agência de publicidade SABIÁ PROPAGANDA foi incumbida de criar um mosaico com fotos antigas de Belo Horizonte, que seria (e foi) instalado no estabelecimento ESPETO & PROSA, localizado na Rua Gaicuí, 112, no Bairro Luxemburgo...
No mosaico fotográfico, os responsáveis por sua criação e montagem inseriram o nosso poema MINHA BH INTERIOR.




O autor recebeu, no dia 9 de novembro de 2013, a “Medalha Mérito Cultural Abril Poético”, do grupo LESMA (Liga Ecológica Santa Matilde), de Conselheiro Lafaiete, que foi representado pelo poeta Luiz Cláudio de Paulo.

O autor recebeu o Troféu Prêmio Mérito Literário Poeta Antônio Fonseca, em 27 de abril de 2012, em Belo Horizonte.

O autor recebeu a Medalha Grande Oriente do Brasil, em Mariana, no dia 24 de setembro de 2011. 

O autor recebeu o Troféu Carlos Drummond de Andrade, em 5 de junho de 2010, na cidade de Itabira.

"Quando a vez é do mar" em Nova York

Amizades verdadeiras, desprendimento e sensibilidade
não carecem de muita proximidade no campo físico...
Jamais tive a felicidade de apertar as mãos da poetisa
Efigênia Coutinho, fundadora da Academia Virtual Sala
de Poetas e Escritores (AVSPE) e que vive em Camboriú/SC.
Entretanto, ela foi capaz de pegar um livro de minha autoria
e levá-lo, pessoalmente, até a "New York Home Poets", pelo
simples fato de conhecer o meu trabalho literário – certamente
a melhor parte de mim.
Num tempo de tanta indiferença e desconsideração de uns
para com os outros, é demais, não!!!

 

A "Biblioteca Comunitária Carlos Lúcio Gontijo" foi inaugurada no dia 31 de julho de 2009, no Bairro Flávio de Oliveira, em Santo Antônio do Monte, onde o autor também dá nome à biblioteca do Instituto Maria Angélica de Castro (IMAC): "Biblioteca Poeta Carlos Lúcio Gontijo".

 

BIBLIOTECA CLG
Independentemente do amanhecer
Gente de maldizer sempre tem
Haverá quem diga já vai tarde
Quando desta vida eu partir
Contudo indiferente estarei a sorrir
Embebido no luzir de novo horizonte
Em dimensão distante de minha Samonte
Enquanto aqui, nesta biblioteca prazenteira
No alto do bairro Flávio de Oliveira
Sob quântico calor comunitário sem fim
Palavras em cântico gráfico-humanitário
Carpirão abecedários inaudíveis por mim
No intuito de preservar o emblema rijo:
“Biblioteca Comunitária Carlos Lúcio Gontijo”

 

 

 CARLOS LÚCIO GONTIJO É VERBETE DO DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, DE MÁRIO RIBEIRO MARTINS, VIA INTERNET, DENTRO DE ENSAIO, NO SITE WWW.USINADELETRAS.COM.BR

 

 

CARLOS LÚCIO GONTIJO EM SOLENIDADE DE
RECEBIMENTO DE CERTIFICADO DE
HONRA AO MÉRITO CONCEDIDO PELA PREFEITURA DE
SANTO ANTÔNIO DO MONTE, EM 1977
(EM PROPOSIÇÃO DO ENTÃO JOVEM VEREADOR
JOSÉ MAGELA COUTO), PELAS MÃOS DO
EX-GOVERNADOR, SENADOR E MINISTRO DE
ESTADO JOSÉ DE MAGALHÃES PINTO.

 

 

Na pessoa da presidente do Projeto Revista zaP! (sediado em São Paulo/SP), Elizabeth Misciasci, deixo o meu agradecimento pela honraria concedida ao trabalho literário e jornalístico que desenvolvo há 33 anos, sob a certeza de que tal premiação, marcada pela espontaneidade e luzidia importância, levar-me-á à projeção de empenho cada vez maior, na busca de contribuir, ainda que minimamente, para a construção de um mundo melhor e repleto de paz entre todos os seres humanos que o habitam.

Caríssima Elizabeth, eis aí a única forma com a qual imagino (e posso) lhe agradecer por concessão de honraria tão espontânea... Afinal de contas, eu sou apenas poeta e pequeno escritor (daqueles menores) com muitos sonhos e anos de estrada!


À Elizabeth Misciasci

             Carlos Lúcio Gontijo

A tinta do arrebol do horizonte

Onde todo mistério se esconde

Traz ternura que não se repete

É a intelectualidade de Elizabeth Misciasci

Doando sua disposição e toda arte

A quem traga luz e criatividade na face

E queira fazer parte de luta desarmada

Que não aceita o engano de nenhum disfarce

E acredita na afeição construída no mormaço

Sob a ternura do calor de um simples abraço! 

 

 

 

 

Embaixador Universal da Paz no âmbito do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz.Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France 

(Representando a cidade de Belo Horizonte/MG)

 

 


Carlos Lúcio Gontijo é membro da entidade cultural Uniletras.